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  • Edgar Degas

    Tela de Edgar Degas
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    Telas de Edgar Degas


    Edgar Hilaire Germain Degas nasceu em Paris, 19 de julho de 1834 foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês.

    Em 1854, ingressa no ateliê de Louis Lamothe , onde encontra Dominique Ingles e os irmãos Flandrin. Nos anos seguintes, Degas foi admitido na École des Beaux-Arts, em Paris. Durante este período, ele entrou no estúdio do pintor Felix José Barrias muito famoso em seu tempo. Ele passava os seus dias no Louvre , fascinado pelos pintores italianos, holandeses e franceses. Desenhou incansavelmente cópias das obras de Albrecht Dürer, Andrea Mantegna, Paolo Veronese, Goya, Rembrandt. Seu pai, no entanto, queria que ele estudasse direito.

    Entusiasmado, empreendeu uma viagem à Itália onde viveu por três anos, dedicando-se a copiar as pinturas dos grandes mestres do renascimento como Luca Signorelli, Sandro Botticelli, as esculturas clássicas, afrescos de Raphael e o trabalho de Michelangelo na Capela Sistina, obras que foram as principais motivações do pintor.

    Durante a viagem para a Itália concebeu um dos seus melhores trabalhos: Retrato da família Bellelli, tendo esboços de todos os membros da família aristocrata italiana.

    De retorno a França no ano de 1859, Degas instala-se num estúdio em Paris e efetuou estudos sobre várias pinturas históricas: Alexandre e Bucephalus e a filha de Jefté em 1859-1860; Semiramis construindo Babilônia, em 1860, e Jovens espartanos por volta de 1860.

    Expõe pela primeira vez no Grande Salão de Paris em 1865 , quando o júri aceitou sua pintura Cena de guerra na Idade Média, que atraíu pouca atenção. No entanto, as suas participações continuaram até 1870. Estudou concisamente a obra de Delacroix e de Dominique Ingres.

    Este último era, por assim dizer, “idolatrado” por Degas. Com tudo isto, em 1864, conheceu um homem que viria a revelar-se um grande amigo e que o marcaria até ao final dos seus dias: Edouard. Ambos estavam copiando o mesmo retrato de Velázquez em Louvre quando se conheceram. Mudou o seu estilo, influenciado principalmente pelo exemplo de Edouard Manet.

    Manet promoveu a primeira exposição de arte impressionista, onde Degas mostrou seu trabalho.

    Degas regressou a Paris. Enfasiado pela arte renascentista e barroca, passou a ir frequentemente ao Museu do Louvre, onde estudou as obras de pintores, seus precedentes, de toda a Europa, sem exceptuar Nicolas Poussin, Dominique Ingres, Leonardo da Vinci, Hans Memling, Ticiano, Anthony van Dyck, Joshua Reynolds, Hubert Robert, John Constable e outros mestres da arte.

    Depois da Guerra Degas retirou-se para Nova Orleans, por via Londres, com o seu irmão René. Ali concebeu um vasto número de trabalhos antes de retornar a Paris, entre A Bolsa de algodão de Nova Orleans, O pedicuro e Negociantes do algodão em Nova Orleans. Regressou à sua cidade natal no ano de 1873, depois de permanecer cerca de cinco meses nos Estados Unidos.

    Apesar de Degas, ao longo da sua vida, ter sido conservador tanto nas opiniões quanto na própria forma de vida, as transformações que sofreu, tal como a maioria dos outros impressionistas, viriam, de fato, a transformar-se na “alavanca” do Modernismo.

    Degas ficou conhecido por muito pintar bailarinas, principalmente, cavalos, retratos de família ou individuais como por exemplo, o Retrato de Edmond Duranty, cenas do cotidiano parisiense e cenas domésticas, como o banho, paisagens e pela burguesia de Nova Orleans.

    Na década de 60, Degas adquire finalmente o estilo que o tornaria famoso e diferente dos seus colegas: a pintura histórica. Apesar desse particular não deixou de continuar a pintar as cenas de ópera e concertos, mulheres e finalmente, as bailarinas. Sim, as famosas bailarinas que o tornaram um pintor de renome.

    Impossível é deixar de referir que Edgar Degas foi um dos maiores revolucionários da arte do século XIX e de todos os tempos.

    Fonte: Wikipedia